Qual era o significado de rasgar as vestes?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Qual era o significado de rasgar as vestes?
Rasgar as vestes era uma forma de mostrar grande angústia. As pessoas na Bíblia rasgavam as vestes em reação a desgraças ou acontecimentos muito tristes. Rasgar as vestes também era uma forma de mostrar arrependimento.
As pessoas rasgavam as vestes por várias razões:
Luto – quando alguém próximo morria, era costume rasgar as vestes para mostrar tristeza pela perda – Então Jacó rasgou suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou muitos dias por seu filho. Todos os seus filhos e filhas vieram consolá-lo, mas ele recusou ser consolado, dizendo: “Não! Chorando descerei à sepultura para junto de meu filho“. E continuou a chorar por ele." Notícias ruins – as pessoas rasgavam as vestes para mostrar quanto uma notícia lhes tinha afetado – Estando eles ainda a caminho, chegou a seguinte notícia ao rei: “Absalão matou todos os teus filhos; nenhum deles escapou“ rei levantou-se, rasgou as suas vestes, prostrou-se com o rosto em terra, e todos os conselheiros que estavam com ele também rasgaram as vestes." Indignação – rasgar as vestes era também uma reação violenta para mostrar indignação e sofrimento perante um ato terrível – Foi quando o sumo sacerdote rasgou as próprias vestes e disse: “Blasfemou! Por que precisamos de mais testemunhas? Vocês acabaram de ouvir a blasfêmia." > Mateus capítulo 26 versículo 65 Arrependimento – quando alguém entendia a gravidade de seu pecado, rasgava as vestes para mostrar seu arrependimento, se humilhando perante Deus – Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão. Então a palavra do Senhor veio ao tesbita Elias.
Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho“
O significado de rasgar as vestes era revelar grande sofrimento. Nos tempos da Bíblia, as pessoas mostravam seus sentimentos com ações. Assim, uma pessoa triste e em sofrimento vestia trapos, não arrumava o cabelo e chorava alto, até passar o tempo de tristeza. Rasgar as vestes era transformar sua roupa em trapos, indicando o início de um tempo de sofrimento.
O significado espiritual de rasgar as vestes
Quando as pessoas rasgavam as vestes em arrependimento, Deus perdoava. O ato exterior de rasgar as vestes refletia a mudança interior do coração. Hoje em dia não faz sentido rasgar a roupa mas devemos nos arrepender de nossos pecados (“Agora, porém“, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto.“Rasguem o coração e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se e não envia a desgraça."
Quem rasgava as vestes se humilhava diante de Deus, mostrando que não estava feliz com seu pecado. A pessoa reconhecia que tinha agido de forma errada e merecia castigo. Rasgar as vestes era uma forma de pedir perdão e mostrar compromisso em fazer o que está certo.
Toda a gente peca mas quando confessamos nossos pecados a Deus e decidimos mudar, Deus perdoa e nos ajuda a deixar o pecado. Deus aprova quem é humilde e se arrepende (Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará."
Quando a alegria voltava, as pessoas na Bíblia trocavam as vestes rasgadas por vestes novas, se arrumavam e faziam festa. Da mesma forma, quando Deus nos perdoa, a situação muda. Voltamos a ter alegria e motivos para celebrar e agradecer ( Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor ...
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário